Terapia de Ambientes - Feng Shui e Arte Zahorí

Olá pessoal!

Eu gostaria de conhecer mais um pouco sobre as origens reais da Arte Zahorí. Vi que teria alguma ligação com os povos celtas, mas não encontrei nenhuma base histórica aí. Vi no outro tópico da Aline uma relação com os povos árabes (que parece fazer mais sentido, partindo do próprio nome da Arte) mas tb não encontrei nada mto esclarecedor pela net.

Grato!

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este debate

Oi Marcelo,

O nome Zahorí vem do árabe (deixo para o Juan explicar melhor a parte semântica), mas o conjunto de conhecimentos que se tornou conhecido por Arte Zahorí tem raízes em diferentes tradições européias, que incluem também os druidas, por isso alguns chamam de geobiologia druida.

O significado original é alguma coisa como: aquele que vê o oculto, mas também pode significar aquele que vê com clareza (ou clarividente), também aquele que cuida da terra, e é usado como sinônimo para "geomante". O termo está freqüentemente associado à busca de água para furar poços. E se pensarmos na origem árabe do nome, faz todo sentido, pois esta era sua atribuição principal.

Na verdade, todos os povos antigos tinham sua sabedoria para lidar com a terra, e essas sabedorias foram se mesclando com as migrações e conquistas de território ao longo da história.

Dá uma olhada nessa página (caso ainda não tenha visto) pra entender um pouco mais:
www.artezahori.com/artezahori.htm

Os dicionários brasileiros traduzem como "zaori", mas na prática a gente continua usando a forma original, com H.

Abraço!

Responder esta

Oi Aline!

Conheço um renomado druida que não reconhece esta arte como sendo algo tradicional aos povos celtas.

No site indicado por você, encontrei o seguinte trecho:

"Ahora tenemos la ocasión de probar científicamente lo que los antiguos druidas de Europa ya conocieron hace miles de años: fallas geológicas, venas de agua, pozos cubiertos, redes geobiológicas activas... afectan la salud de quien vive, trabaja o pasa un tiempo considerable sobre ellas. El efecto de esos aspectos del subsuelo provocan enfermedades como el síndrome de fatiga crónica, leucemia o cáncer. Estos efectos se pueden aplicar por extensión a plantas o animales."

Eu fiquei curioso para saber como isto pode ser provado.
Você saberia?

Devo salientar que não estou duvidando da arte, da existência deste conhecimento, apenas questiono se a designação "geobiologia druida" seria realmente apropriada.

Um abraço!

Responder esta

Hola Marcelo.

He escrito una nota sobre los orígenes del Arte Zahorí, espero que sea de tu agrado.

http://terapiadeambientes.ning.com/notes/Or%C3%ADgenes_hist%C3%B3ri...

un abrazo.
Juan.

Responder esta

"Con la llegada de los árabes a la península ibérica se fusionan dos lineas de conocimiento, la de oriente y la de occidente.
Exponente de ese crisol de culturas fue la corte de Alfonso X el sabio, donde judíos, musulmanes y cristianos unieron sus esfuerzos para unificar el conocimiento de la época.
De hecho Zahorí es una palabra de origen árabe, y aún hoy en día en España sirve para designar a la persona que encuentra agua subterránea, aunque también puede indicar los lugares para plantar árboles, localizar objetos o substancias."

Então, a arte Zahorí é árabe, e não druída. A fusão de conhecimento de culturas diferentes, não muda a sua origem.

Quanto a Stonehenge, hoje já se sabe que a construção não é obra dos povos celtas.

Responder esta

Marcelo,

Não pretendo entrar muito nesse debate sobre origens, já que minha linha é mais pragmática, de estudar o que pode ser aplicado, e questões históricas ou semânticas não me interessam tanto, se não vejo nelas uma utilidade direta.

Mas não compreendi sua lógica:
A fusão de conhecimento de culturas diferentes, não muda a sua origem.
A fusão de conhecimentos de culturas diferentes, a meu ver, faz com que surja uma nova "coisa" com dupla origem ou ancestralidade. Como eleger apenas uma delas como origem real, e descartar a outra? Se os árabes se encontraram com os druidas (e isso sem dúvida aconteceu) e nesse encontro ambos absorveram novos conhecimentos e mudaram sua forma de interagir com a Terra, então os dois passaram a compartilhar as mesmas origens.

Não é possível, nos dias de hoje, separar completamente o que é conhecimento original dos celtas do que é conhecimento original dos árabes. As grandes migrações e intercâmbios culturais que ocorreram na Europa ao longo dos séculos já não podem ser mapeados com absoluta fidelidade. Isso sem mencionar que muitos dos monumentos existentes na Europa, como dólmens e menires, datam de eras pré-históricas, quando ainda nem existia essa classificação dos povos em celtas, árabes ou seja lá o que for.

Uma outra observação a respeito de um comentário seu mais antigo:
Eu fiquei curioso para saber como isto pode ser provado.
Se você quer realmente entrar no campo dos estudos metafísicos, como são o feng shui e a arte zahorí, melhor não se fixar demais em comprovações, pois a ciência (mesmo a ciência histórica) atual ainda não desenvolveu ferramentas para provar a existência dos níveis de manifestação da energia com os quais trabalhamos. Quem entra nessa área precisando de provas para tudo, costuma dar voltas e mais voltas até desiludir-se e desistir dos estudos.

Não estou dizendo que não haja comprovação possível para nenhum aspecto dessas artes, ou que você não deva buscá-las. Mas é preciso ser imparcial para fazer uma pesquisa válida, e a ansiedade e as idéias pré-concebidas impedem a imparcialidade.

Também existem dúvidas sobre as reais origens do Feng Shui. Algumas pessoas alegam que o Vaastu Shastra da Índia é mais antigo, e a partir dele se originou o Feng Shui, enquanto outros afirmam que o Feng Shui tem origem 100% chinesa. E, como na questão celtas x árabes, acho que será igualmente impossível mapear com precisão as origens dessa arte.

Boa sorte em seus estudos e suas pesquisas!

A partir de agora, dedicarei meu tempo a esclarecer aspectos práticos dessas artes. Depois de responder todas as dúvidas pendentes aqui na rede, inclusive as suas, eu volto aqui para ver como andam os debates.

Inté ;)

Responder esta

Ahh..

Eu gosto bastante da parte histórica, da fundamentação teórica.

Mas, olha só... quando uma cultura se encontra com a outra, quando há mescla ou absorção de elementos, não está se perdendo as origens. Elas continuam ali. É como os genes, por exemplo.

Bom, pra encerrar o assunto, só pra deixar registrado que não vejo muita lógica na denominação da Arte Zahorí como Geobiologia Druida, ainda que celtas e árabes tenham se encontrado. Faço parte de uma comunidade druídica há 4 anos, e há um consenso quanto a isso.

Como vc mesma exemplificou, rola uma "confusão" entre as origens do Feng Shui e Vaastu Shastra, e por mais que se faça comparações, nós não encontramos Feng Shui se apresentando como espécie de Vaastu Shastra Chinês.

Mas, no fim, só uma questão de rótulos....

Até!
=)

Responder esta

Marcelo,
O que você entende por arte zahorí?

Responder esta

=)

Resumindo:

Uma arte com o objetivo de perceber o ambiente a nível energético (e pelo que li, para isso há um trabalho com o intuito de (re)despertar a sensibilidade do corpo), para então harmoniza-lo, equilibra-lo.

E parece haver um trabalho com o o indivíduo, tb. Certo?

Aproveitando...

http://br.groups.yahoo.com/group/Celtas-Vikings/

Este é um grupo que faço parte. O grupo é composto por, entre outros, acadêmicos brasileiros que estudam o universo dos povos celtas e germano-escandinavos. Podem ajudar a esclarecer essa questão melhor do que eu.

Responder esta

Responder esta

Hola Marcelo.

Muy interesante el site que indicaste.
Veo que es muy académico, y que la mayoría de documentos son literarios o históricos.

La Geobiología Druídica es algo más práctico, utiliza las pautas de los antiguos constructores para elegir:
-Ubicación según las fuerzas telúricas y orografía.
-Orientación en referencia a momentos estelares determinados.
-Construcción empleando juegos de medidas y proporciones presentes ya en los antiguos monumentos.

El Arte Zahorí se sirve del aspecto energético de algunos símbolos, como el trisquel, para crear vórtices de energía, que se pueden emplear tanto para reordenar y proteger un espacio, como para sanar a una persona, mejorar la calidad de aguas y alimentos, etc.

También utilizamos bastones o cayados de diferentes longitudes como ayuda para entrar en rangos de conciencia específicos, tal y como hacían los sacerdotes de antiguas religiones.

Existe una técnica muy elaborada y precisa para emplazar menhires, dólmenes y crómlechs principalmente, según polaridad de las piedras, relación con el entorno, propósito de la ubicación.

La relación con los elementos de la naturaleza: árboles y plantas, rocas, aguas, estrellas, viento, etc.
Es un pilar sumamente importante que nos permite desarrollar una conciencia integradora. En los dólmenes y menhires, así como en las montañas y bosques los animales salvajes suelen acudir muchas veces, atraídos por las meditaciones. También es común percibir cambios de percepción en la temperatura, luminosidad y sonoridad del entorno. Solo utilizamos la fuerza que otorgan diferentes emplazamientos, considerados sagrados en la antigua Europa, y los conocimientos y técnicas del Arte Zahorí o Geobiología Druídica.
También te digo que lo mejor sería que asistieras a algún curso, especialmente el de interacción con la naturaleza llamado "Buscando el Camino". Donde el cuerpo siente las explicaciones sobran.
Creo firmemente que los relatos de leyendas y fábulas celtas tienen una base sensorial y de conciencia, y es esa base la que trabajamos desde estas premisas. Lo académio se puede entender mejor y complementar perfectamente con el conocimiento directo.
Atrévete aprobarlo, no te arrepentirás.
Un cordial saludo.
Anexos

Responder esta

Olá Juan!

Sim, como disse acima, eu gosto de embasamento, lógica, fundamentos (nem que eles sejam práticos).

Sou grato por toda sua explicação a respeito da Arte Zahori. Quero deixar claro que não duvido, nem tão pouco questiono, a real capacidade da técnica. Eu bato somente na tecla de que, denominar tal conhecimento de "Geobiologia Druídica", é um engano.

Envio o link de um outro grupo, desta vez de druidas (ou estudantes, simpatizantes..), onde podem verificar isso. Visitem: http://br.groups.yahoo.com/group/Druidismo_Brasil/

Aproveito para agrander a todos os acadêmicos e druidas que pacientemente me ajudaram a esclarecer essa questão.

Um abraço!

Responder esta

RSS

Sobre

Aline Mendes Aline Mendes criou esta rede social no Ning.

Divulgue Terapia de Ambientes - Feng Shui e Arte Zahorí

Carregando...

Visitantes

Locations of visitors to this page

Últimas atividades

quinta-feira
Neiva Maria Picada da costa adicionou uma postagem no blog
QUE NOSSAS INTENÇÕES SEJAM SEMPRE O AMOR, A ALEGRIA E A ABUNDÂNCIA... A ABUNDÂNCIA CHEGA ATRAVÉS DA PAZ. A PAZ É UM ESTADO DE CONSCIÊNCIA NO QUAL SE EXPRESSAM A ALEGRIA E A CRIATIVIDADE. A ALEGRIA E A CRIATIVIDADE SE EXPRESSAM MEDIANTE O RISO, A ...
quarta-feira
Sonia Silva Gomes added a video:
terça-feira
carina nunes atualizaram seus perfis
novembro 18
carina nunes é agora um membro de Terapia de Ambientes - Feng Shui e Arte Zahorí
novembro 18
Fabiana Pereira de Souza é agora um membro de Terapia de Ambientes - Feng Shui e Arte Zahorí
novembro 12
novembro 12
novembro 12

© 2009   Criado por Aline Mendes no Ning.   Crie Sua Rede Social

Etiquetas  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo